Driblar a inadimplência ainda é o principal desafio de empresários, segundo a Boa Vista

Driblar a inadimplência ainda é o principal desafio de empresários, segundo a Boa Vista

Pesquisa realizada pela companhia ouviu representantes de empresas de todas as regiões do país

Pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, buscou identificar quais têm sido os desafios enfrentados por empresários brasileiros para a manutenção de seus negócios durante a pandemia.

De acordo com o levantamento, o não recebimento de valores gerados pelas vendas é o principal problema enfrentado pelas empresas, apontado por 52% dos entrevistados. Em 2020, este fator havia sido mencionado por 40% deles. O cenário vai ao encontro de outro estudo divulgado pela Boa Vista recentemente, que mostrou uma elevação do índice de inadimplência do consumidor de 2,2% em maio. 

Em relação às medidas adotadas para garantir a sobrevivência dos negócios durante a crise, 80% dos empreendedores consultados afirmam insistir em medidas para cortes de despesas neste ano. Em 2020, esse volume era de 71%, mesmo em um período no qual o impacto da pandemia sobre a economia brasileira era mais intenso do que atualmente. As renegociações com bancos também foram mencionadas de maneira significativa pelos entrevistados no estudo, sendo apontadas por 37% deles, um nível menor do que o do ano passado (41%). 

As outras medidas mencionadas para manutenção das operações foram a redução do quadro de colaboradores, citada por 28% deles (ante 36% em 2020), a renegociação de salários (19% em 2021 e 37% em 2020) e a antecipação de férias (11% em 2021 e 41% em 2020). Manteve-se, no entanto, o número de empresários que buscam crédito para seus negócios. 85% disseram que já implantaram ou estão em andamento com essas medidas. Segundo a Boa Vista, 78% deles afirmam captar recursos dessa maneira em 2021, o mesmo nível verificado no ano passado. Na imagem abaixo o detalhamento:



“Com a chegada da vacina, ainda que em ritmo lento, e sinais de melhoras dos indicadores econômicos, como a volta do PIB a patamares pré-pandemia, muitos empresários começam a reduzir a adoção de medidas muito drásticas para manutenção de seus negócios. No entanto, há um efeito da inadimplência que ainda ameaça a geração de receita e o fluxo de caixa”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Metodologia
A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, realizadas entre 11 e 31 de maio. Contou com a participação de aproximadamente 300 respondentes, representantes de empresas dos setores de serviços, comércio e indústria de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 80%.


Fonte: Boa Vista SCPC