Comércio está otimista com vendas nos três meses finais de 2019

Comércio está otimista com vendas nos três meses finais de 2019

O comércio aumentou a expectativa de faturamento para os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, em 16 pontos percentuais, em comparação com o 3° trimestre de 2018, conforme constatação da Pesquisa Perspectiva Empresarial, da Boa Vista SCPC, divulgada no fim de setembro. 

De acordo com a pesquisa, que entrevistou cerca de mil empresários em todo o país, no 3° trimestre deste ano, entre os setores de atacado, varejo, serviços e indústria, cresceu de 42% para 58% o percentual de empreendedores do comércio que esperam faturar mais nos últimos meses de 2019.

Os dados também apontam que 55% dos empresários do comércio demonstraram otimismo quanto à realização de novos investimentos no próprio negócio até o fim do ano, sendo que ainda 46% disseram que irão investir esses novos recursos na contratação de pessoal e força de trabalho. O setor aparece também como um dos que mais investirão em novos produtos e serviços.

O otimismo ganha força já em outubro, com a data comemorativa do Dia das Crianças, considerada a segunda melhor data para o comércio de brinquedos, que deve impulsionar as vendas. Após, o comércio já aquece os estoques e gôndolas com produtos para o Natal, a mais importante data para o setor.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, a expectativa de vendas para os três meses finais do ano são muito boas, pois o comércio já se preparou para a demanda que costuma ser grande no período, a começar pelo Dia das Crianças, seguida de festas de confraternizações natalinas e do Réveillon.

“A expectativa de vendas são as melhores, pois o Dia das Crianças representa uma movimentação na economia muito aguardada pelo empresário no mês de outubro, depois já se iniciam os preparativos para o fim do ano, ápice para o comércio com as vendas para o Natal e Reveillon”, conclui o presidente.


Redação: Assessoria de Imprensa Facmat