Facmat participa do Fomenta MT em Campo Novo do Parecis

Facmat participa do Fomenta MT em Campo Novo do Parecis

Empresários, gestores públicos, dirigentes de instituições e empreendedores de Campo Novo do Parecis participaram do Fomenta MT realizado nesta quarta-feira (10.07), no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O evento apresentou oportunidades de negócios e de gestão para transformar o município em um bom lugar para se viver e investir. A Facmat é parceira do Fomenta MT e foi representada na ocasião pelo diretor Manuel Gomes. 

“O evento é um encontro de oportunidades para grandes e pequenos empresários, onde a ideia principal é mostrar que com uma gestão pública eficiente, consegue-se desenvolver com o seu poder de compra o município local. Isso é possível por meio da legislação que autoriza realizar pagamentos a empresas sediadas no município, por exemplo”, explicou Luis Cesar Pivovar, consultor especialista em compras públicas que compôs o painel “Oportunidades para compras públicas”. 

No painel, o consultor falou sobre a Lei Complementar 123/2006, dispõe de alguns benefícios e tratamentos diferenciados para as microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes União, Estado e Município. “Apresentei esses instrumentos para que os empresários se interessem em participar do processo de vendas para a administração pública, que também deve fazer a sua parte por meio dos editais. É importante que dentro deles tenham cláusulas que deem benefícios a essas empresas e assim ajude a fomentar a economia local”, destacou Pivovar.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento oficial do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso e que disponibiliza soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública e do ambiente de negócio, tornando o município atrativo para novos empresários e investimentos, desenvolvendo aspectos de sustentabilidade, competitividade, compliance, educação empreendedora, entre outros.

“O propósito é apoiar os municípios na melhoria do ambiente de negócios, alinhando a estratégia de desenvolvimento sustentável de maneira mais consciente, articulada e integrada. Atuamos junto aos gestores públicos, incentivando os negócios inovadores, trabalhando as cadeias prioritárias da região (micro e pequena empresa local), impulsionando a capacidade empreendedora e apoiando na desburocratização e simplificação dos processos”, concluiu o gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae/MT, Sandro Rossi.

Redação: Assessoria de Imprensa da Facmat, com informações do Sebrae/MT